Domus Petra

MUDANÇA é a Regra!

MUDANÇA é a Regra!

Nesse novo “mundo plano”, globalizado e sem fronteiras, com o avanço cada vez mais incisivo da tecnologia em todas as áreas, a miscigenação cultural global e a disseminação das redes sociais, fica evidente que uma nova era está em formação. E nesse momento a única coisa certa é: Mudança é a Regra! 


Em época de final de ano, natal e férias é muito comum fazermos uma reflexão analisando o ano que se passou, os acertos e erros cometidos, e planejando metas para o ano seguinte. Esse exercício é sempre positivo e necessário. 

Então, refletindo e ponderando, juntando algumas ideias e pensamentos, cheguei a uma conclusão, que penso ser não somente uma proposta de meta, mas uma necessidade real e eminente para o novo ano. E o resumo é: MUDE, para não ser mudado! 

Mudar? Que proposta mais simplória, comum e até ultrapassada, pode pensar o leitor. Bem, simplória e comum talvez, mas certamente ultrapassada não. 

Nesse novo "mundo plano", globalizado e sem fronteiras, somado ao avanço cada vez mais incisivo da tecnologia em todas as áreas, a miscigenação cultural global e a disseminação das redes sociais no cotidiano das pessoas, fica evidente que uma nova era está em formação. E nesse momento a única coisa certa é que tudo está mudando. Mudança é a regra! 

A abordagem do tema "mudança" no sentido de mudar para obter resultados melhores já tem sido exaustivamente discutida, mas a reflexão que quero aqui fazer é da necessidade eminente de mudar apenas para manter-se. Uma das célebres frases de Albert Einstein fala que "Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes". Vou ousar discordar ou "complementar" esse pensamento. 

Acredito que há certa confusão na aplicação do conceito exposto na frase de Einstein. Penso que esse conceito é bem mais apropriado para processos e sistemas que são prioritariamente dominados por leis firmes, como as leis da física, por exemplo. Ou até seria apropriado em um mundo onde há alguma estabilidade. Não acredito, no entanto, que Einstein pensou em aplicar esse conceito nas relações humanas, no modo de vida das pessoas por assim dizer e mesmo no mundo corporativo. Ou, se o fez, ele não considerou a aceleração no ritmo das mudanças que viriam. 

Explico: Em um mundo em constantes e rápidas mudanças é muito mais correto afirmar que se fizermos sempre a mesma coisa certamente os resultados serão sim diferentes. Não há como obter resultados iguais fazendo sempre as mesmas coisas em um mundo que está mudando todos os dias. O todo está mudando, o mundo ao redor, os periféricos, as relações, enfim, nada permanece igual. Os valores, regras, e o simples conceito de "certo e errado" estão mudando a todo tempo e de forma frenética. Bem ou mal, é um fato. Por mais que uma pessoa ou empresa faça tudo igual, o contexto onde está inserida já é outro hoje em relação à ontem, e amanhã já será diferente. 

Digo mais, fazendo sempre as mesmas coisas os resultados além de serem diferentes terão uma fortíssima tendência de serem piores. A receita de sucesso de ontem não serve mais para hoje. É necessário mudar apenas para manter-se, e mudar muito para poder melhorar. Em termos práticos é como se estivéssemos tratando de subir uma escada rolante enquanto ela está descendo. Ou seja, se pararmos não ficaremos parados, iremos para "baixo". Simplesmente não se pode parar! Esse luxo não nos pertence mais. 

Mudança é a regra! 

A lista de ações visando o entendimento e a adequação frente às novas realidades é de fato muito grande. Contudo vou me permitir sugerir três pontos que considero essenciais. 

1 - Aproveite melhor o tempo com boa leitura. Ler bons livros não só amplia o conhecimento e desenvolve a capacidade mental como nos mantém atualizados naquilo que é importante. Reduzir o tempo de "televisão", por exemplo, e aumentar o tempo de leitura é uma mudança importantíssima e altamente impactante. Experimente! 

2 - Invista na Qualidade de Vida. Esse por si só é um tema bastante amplo. Mas vale ressaltar a necessidade de focar na boa nutrição tanto do corpo quanto da mente. Boa nutrição proporciona saúde física e mental, e ambas são fundamentais para termos êxito diante da necessidade de adaptações às novas exigências impostas todos os dias. 

3 - Reflita e então priorize o que deve ser mudado. Apesar da necessidade de mudança e adaptação algumas leis e valores são universais e devem ser imutáveis. Princípios como honestidade e integridade, por exemplo, estão acima de quaisquer mudanças ou tendências. Avalie com cautela e identifique o que é importante manter e o que deve de fato ser mudado. Para isso é necessário colocar energia no assunto e dar a devida atenção. 

Como já dito, a lista é grande e a necessidade de mudança é real. E o mais importante é começar. 

Você não vai querer "pagar para ver", não é? 

Então porque não começar agora mesmo? 

Boas mudanças e próspero 2013! 

Fabiano Dell Agnolo.