Domus Petra

Crise de Mau Atendimento!

Crise de Mau Atendimento!

Certamente você irá concordar comigo de que vivemos uma espécie de Crise de Mau Atendimento nos estabelecimentos em geral, crise essa que é observada tanto no comércio, no setor de serviços e até mesmo na indústria.

É impressionante observar o quanto se carece de atitude, comportamento e visão focados na satisfação do cliente, por parte da maioria dos profissionais. São comuns os casos em que o cliente chega a sentir-se um incomodo ou um verdadeiro estorvo para o atendente ou fornecedor, tamanho o despreparo dos atendentes. Atitudes que beiram ao desrespeito e arrogância são “marcas registradas” em muitos estabelecimentos.

Além do mau atendimento há outra falha gravíssima, e bastante comum, que é o não cumprimento com o combinado ou prometido. Bem, cumprir com o combinado é no mínimo a obrigação de quem se dispõem a oferecer algum serviço ou produto para o mercado. E mesmo sendo o óbvio há quem peque com frequência nesse quesito. O cenário é caótico! De um lado temos carência de profissionais qualificados e com foco no cliente. E de outro, temos um forte aumento do nível de exigência e o surgimento de clientes exageradamente críticos. 

O cliente nem sempre tem razão, é fato. Mas também se deve considerar que o cliente, acima de tudo, é a razão de a empresa existir. Sem cliente não há demanda, não há negócio. Como bem disse Sam Walton, o guru revolucionário do mercado varejista: “Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar.” Simples assim! 

Portanto, as empresas e pessoas que optarem em se diferenciar por meio do Bom Atendimento certamente obterão ótimos resultados e perpetuarão seus negócios, ao estabelecerem relacionamentos fortes e duradouros com seus clientes.  

Tão ou mais importante do que conquistar novos clientes é fidelizar os atuais.” É necessário para isso, desenvolver a equipe para que aprenda a atender bem, satisfazer e cativar os seus clientes. 

A propaganda mais poderosa e eficaz é aquela feita pelo próprio cliente. E mais, é gratuita.” Encantar o cliente, ou seja, não só atender as expectativas mas superá-las é a chave para transformar os clientes em verdadeiros agentes de marketing! 

Agora, reflita e responda: Sua equipe está totalmente qualificada e apta para cuidar do seu maior patrimônio: O Cliente?  
Se você hesitou em responder SIM, eis uma ótima oportunidade para melhoria no seu negócio! 

Boa sorte, e sucesso!

Fabiano Dell Agnolo

Palestra: Excelência no Atendimento ao Cliente!