Crise de Mau Atendimento!
Certamente você irá concordar comigo de que vivemos uma espécie de Crise de Mau Atendimento nos estabelecimentos em geral, crise essa que é observada tanto no comércio, no setor de serviços e até mesmo na indústria.
É impressionante observar o quanto se carece de atitude, comportamento e visão focados na satisfação do cliente, por parte da maioria dos profissionais. São comuns os casos em que o cliente chega a sentir-se um incomodo ou um verdadeiro estorvo para o atendente ou fornecedor, tamanho o despreparo dos atendentes. Atitudes que beiram ao desrespeito e arrogância são “marcas registradas” em muitos estabelecimentos.
Além do mau atendimento há outra falha gravíssima, e bastante comum, que é o não cumprimento com o combinado ou prometido. Bem, cumprir com o combinado é no mínimo a obrigação de quem se dispõem a oferecer algum serviço ou produto para o mercado. E mesmo sendo o óbvio há quem peque com frequência nesse quesito. O cenário é caótico! De um lado temos carência de profissionais qualificados e com foco no cliente. E de outro, temos um forte aumento do nível de exigência e o surgimento de clientes exageradamente críticos.
O cliente nem sempre tem razão, é fato. Mas também se deve considerar que o cliente, acima de tudo, é a razão de a empresa existir. Sem cliente não há demanda, não há negócio. Como bem disse Sam Walton, o guru revolucionário do mercado varejista: “Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar.” Simples assim!
Portanto, as empresas e pessoas que optarem em se diferenciar por meio do Bom Atendimento certamente obterão ótimos resultados e perpetuarão seus negócios, ao estabelecerem relacionamentos fortes e duradouros com seus clientes.
“Tão ou mais importante do que conquistar novos clientes é fidelizar os atuais.” É necessário para isso, desenvolver a equipe para que aprenda a atender bem, satisfazer e cativar os seus clientes.
“A propaganda mais poderosa e eficaz é aquela feita pelo próprio cliente. E mais, é gratuita.” Encantar o cliente, ou seja, não só atender as expectativas mas superá-las é a chave para transformar os clientes em verdadeiros agentes de marketing!
Agora, reflita e responda: Sua equipe está totalmente qualificada e apta para cuidar do seu maior patrimônio: O Cliente?
Se você hesitou em responder SIM, eis uma ótima oportunidade para melhoria no seu negócio!
Boa sorte, e sucesso!
Fabiano Dell Agnolo