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Vendas Diretas, Marketing Multinível e as Pirâmides Financeiras

Vendas Diretas, Marketing Multinível e as Pirâmides Financeiras

O mercado de vendas diretas no Brasil, atualmente, movimenta algo em torno de R$ 30 bilhões por ano, e vem crescendo consideravelmente, bastante acima do PIB nacional. O potencial é de números ainda maiores se tomarmos como fator de comparação países como Japão, EUA e China. Um case de grande sucesso é o da brasileira Natura, que aparece no topo das empresas mais importantes no setor, atrás apenas das americanas Amway, Avon e Herbalife, e da alemã Vorwerk, pelo ranking mundial¹

 

Venda Direta é um sistema de comercialização baseado no contato pessoal direto e fora de um estabelecimento comercial fixo. Para as empresas esse sistema representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica a baixos custos, e que agrega valor aos produtos e serviços por meio das relações pessoais. Para os distribuidores ou revendedores é uma opção de complemento de renda ao emprego tradicional, ou mesmo o desenvolvimento de carreira, e que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e crescer como pessoa e como profissional. E para o consumidor, a venda direta significa um atendimento personalizado e eficaz, bastante escasso no varejo tradicional. 

 

Diante de um mercado em franco crescimento, vantagens competitivas e um potencial enorme ainda a ser explorado surgem inúmeras oportunidades, e também alguns problemas. Um problema grave observado é que na carona dessa tendência surgem muitos oportunistas, golpistas e esquemas ilegais com claro objetivo de enriquecer uns poucos em detrimento do prejuízo de muitos. Exemplos disso são os novos e arrojados esquemas de pirâmides financeiras, disfarçados de marketing multinível, que aparecem a todo tempo. 

 

A confusão nos conceitos, aliada a ingenuidade ou ganância de muitas pessoas, e o latente sonho de “ficar rico de modo rápido e fácil” tem gerado grandes prejuízos aos cidadãos brasileiros. O problema tem tomado tal proporção que a Senacon – Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, em parceria com a CVM – Comissão de Valores Imobiliários lançou o Boletim² de Proteção ao Consumidor/Investidor, que tem por objetivo explicar com clareza a diferença entre pirâmide financeira emarketing multinível. 

 

marketing multinível (MMN) real e legítimo é uma atividade que está completamente dentro da lei, sendo as empresas enquadradas nessa categoria associadas a órgãos de regulamentação como a ABEVD – Associação Brasileira de Vendas Diretas, no caso do Brasil. Essa categoria de negócios caracteriza-se pela distribuição de produtos ou serviços que realmente agregam algum valor ao consumidor e geram renda, ou seja, existe um negócio real de venda com geração de lucro. Esse sistema é inclusive matéria estudada em Harvard e Oxford, entre outras importantes instituições americanas. É também um sistema amplamente recomendado por grandes especialistas e homens de negócios como Warren Buffet, Bill Gates, Donald Trump, Paul Zane Pilzer e Robert Kiyosaki. 


 

Já a pirâmide financeira caracteriza-se pela promessa de ganho financeiro fácil e rápido, e aparece muito bem disfarçada como MMN ao incorporar algum produto ou serviço como fachada. No esquema de pirâmide financeira não existe a venda de um produto real com geração relevante de lucro. A principal fonte de renda é a adesão de novas pessoas ao negócio, e/ou o pagamento de “mensalidades” ou cotas mensais obrigatórias de consumo, o que faz com que seu crescimento não seja sustentável no longo prazo, gerando prejuízo à maior parte de seus participantes, especialmente da metade da pirâmide para baixo.

Para facilitar a identificação e análise criamos uma tabela com alguns critérios importantes, que auxiliam e orientam, conforme segue:

Critérios de Comparação Pirâmide Financeira Marketing Multinível Saudável
Investimento Inicial Os valores normalmente são bastante altos quando comparados à contrapartida oferecida no ato do cadastro (kit de produtos, materiais e benefícios). O valor inicial é acessível e coerente com o kit de produtos, materiais de trabalho ou benefícios entregues para início do trabalho.
Foco principal Dinheiro e riqueza no curto prazo, normalmente com discurso de pouco trabalho. Benefícios com uso dos produtos, mediante resultados comprovados.
Qualidade de Vida e crescimento pessoal. Dinheiro e riqueza no longo prazo.
Adesão de novas pessoas Obrigatória.
A principal fonte de renda é justamente a adesão de novos integrantes.
Opcional.
Existe um negócio real que gera lucro (produto / serviço), sendo possível gerar boa renda na venda direta. A formação de equipe é uma opção na construção de carreira no médio/longo prazo.
Qualidade do produto ou serviço Não necessariamente. Além da baixa qualidade, muitas vezes nem há demanda para produto, sendo esse apenas um argumento para disfarçar o esquema. Alta qualidade, com resultados comprovados. Diferenciam-se as empresas inovadoras e que atuam em segmentos que são tendências no mercado mundial.
Sistema de Treinamento Não há muita ênfase em treinamento e capacitação das pessoas. Forte sistema de treinamento e capacitação que promove tanto o crescimento técnico quanto pessoal.
Legalidade Não atendem a toda legislação do país de operação. Nem possuem sistema que garanta o recolhimento de impostos, por exemplo.
Não raro respondem por processos judiciais.

Atendimento as legislações pertinentes no país de operação.

Possuem código de ética e conduta que garante o cumprimento dos requisitos legais por parte dos associados.

Garantia no recolhimento de impostos

Aplicabilidade ou viabilidade do negócio Você não utilizaria o produto caso não fizesse parte do esquema, seja pela qualidade questionável, seja pela baixa aplicabilidade, ou pelo preço exorbitante. Você utilizaria o produto e indicaria para amigos, familiares e pessoas do seu relacionamento, pela qualidade e satisfação com os próprios resultados obtidos.
Riscos Em caso de desistência no negócio, o investimento em produtos normalmente é perdido, pois não há possibilidade de devolução. Empresas realmente sérias de marketing multinível aceitam a devolução dos produtos com reembolso integral quando do caso de desistência do negócio.
Possui ações negociadas em Bolsa de Valores Não. As exigências para que uma empresa negocie ações em bolsa de valores são inúmeras, e se torna algo impossível para uma empresa caracterizada como pirâmide financeira. Sim. Empresas sólidas e legais preenchem os requisitos necessários, e de acordo com a estratégia da empresa, a abertura de capital é uma alternativa viável.
Alguns exemplos conhecidos Telexfree, BBOM, Mr. Colibri, Priples e Multiclick. Natura, Avon, Amway, Herbalife e Mary Kay.
     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lamentavelmente, por falta de conhecimento, teimosia ou ganância, muitas pessoas cometem o erro de ingressar em empresas com sistema de pirâmide financeira e acabam não obtendo resultados duradouros e muitas vezes terminam com prejuízos significativos. Por outro lado, há pessoas que também por falta de conhecimento, preconceitos e superficialidade no assunto, acabam colocando todas as empresas em um mesmo “pacote”, e fecham-se para analisar as alternativas deixando passar grandes e reais oportunidades no mercado de vendas diretas.

 

Assim como em todo ramo de atividade, setor ou oportunidade de negócio, a primeira e fundamental etapa deve ser a de buscar conhecimento no assunto, investigar, pesquisar e analisar, sem paixões e preconceitos, e aí então decidir.

 

Bem, desejo que com essa leitura você esteja apto a se proteger de entrar em “frias” e que ao mesmo tempo aproveite as oportunidades reais que cruzarem seu caminho.



Grande abraço e sucesso!
Fabiano Dell Agnolo.

¹ Para ver o Ranking mundial das empresas de vendas diretas clique aqui ou clique aqui

³ Para obter o Boletim de Proteção ao Consumidor/Investidor clique aqui

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